sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mídias Sociais e o Profissional de Educação Física: negócios, carreira e intervenção II

Como membros do GEPETIC’s, uma orientanda e eu finalizamos um projeto de pesquisa cujos objetivos foram a) diagnosticar quais são as mídias sociais conhecidas e usadas pelos formandos em Educação Física e b) analisar qual a importância que eles atribuem a elas na sua vida profissional.


Em linhas gerais, concluímos que, embora os sujeitos pesquisados sejam nativos digitais, eles conhecem e utilizam pouco as mídias sociais e, quando utilizam, esse uso tem um caráter estritamente social e/ou recreativo. A contradição se apresenta quando observamos que eles atribuem grande importância às mídias sociais para o networking, para a divulgação do seu trabalho, para o marketing pessoal e para a troca de informação e conhecimento.


Diante destas conclusões, advogamos que os cursos de graduação em Educação Física deveriam criar um espaço para a discussão e reflexão sobre o uso das mídias sociais e, sobretudo, para oportunizar experiências para o desenvolvimento do uso de forma estratégica e planejada.


Desta forma, recentemente propus aos meus alunos que elaborassem um plano estratégico de utilização das mídias sociais visando potencializar suas carreiras e negócios e, também, sua intervenção profissional.


Para isso dei as seguintes dicas que valem para todos: sobre o eixo carreira/negócios, prospectar e fidelizar clientes, construir uma identidade ou marca, delimitar um nicho de mercado. Sobre o eixo intervenção, potencializar a aprendizagem e/ou treinamento.






Ps: ainda sobre essa temática acesse @gepetics

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