sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mídias Sociais e o Profissional de Educação Física: negócios, carreira e intervenção I

Essa semana tive o privilégio de compartilhar com meus alunos, futuros profissionais de Educação Física, um tema que está me intrigando e que tem exigido de mim dedicação e estudo: como as mídias sociais estão impactando o mundo do trabalho e como podemos tirar proveito disto.


Considerando a atualidade do assunto e o conhecimento produzido sobre ele, observamos que não existe consenso sobre conceitos e definições. No entanto, nada impede que adotemos esse referencial teórico:



  • "mídias sociais abrangem todos os recursos na internet para que exista comunicação através de diversos meios – áudio, vídeo, texto, imagens e qualquer outra combinação ou troca possível” (JUE; MARR; KASSOTAKIS, 2010, p. 48).



  • “são uma forma de comunicação, colaboração e contato com qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora” (JUE; MARR; KASSOTAKIS, 2010, p. 5).



  • “são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos” (TELLES, 2010, p. 19).

Em uma síntese rápida podemos afirmar que as mídias sociais se caracterizam por uma experiência de comunicação, de colaboração, de criação de conteúdos e de interação social sem os limites e as imposições do tempo e do espaço.


Desta forma, podemos compartilhar vídeos através do youtube, videolog ou vimeo, relacionamentos através do orkut, facebook, linkedin ou myspace, áudio através do gengibre ou podmac, fotos através do picasa ou flickr, apresentações através do slideshare, textos através do blog, twitter ou wikipédia.


Se tomarmos ao pé da letra as definições acima citadas, ainda existem os buscadores instantâneos (skype e MSN), o social games (second life e zynga), os buscadores (Google e Bing) e até, o email.


Diante deste contexto existe uma pergunta que é crucial para o profissional de Educação Física: como utilizar as mídias sociais para potencializar os negócios, a carreira e a intervenção?


Já fiz essa pergunta antes, mas agora acho que tenho algo mais a acrescentar.


Continuamos conversando...




Referências:



JUE, L.A.; MARR, J.A; KASSOTAKIS, M.E. Mídias Sociais nas Empresas: colaboração, inovação, competitividade e resultados. São Paulo: Ed. Évora, 2010.



TELLES, A. A Revolução das Mídias Sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: M.Books do Brasil Ed, 2010.

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