sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Trabalho em Equipe: oportunidade para desenvolver a capacidade de comunicação

Ao longo desta semana participei das reuniões de planejamento para o ano letivo que se inicia. Ainda que rotineiras, pois fazem parte das atribuições docentes, os encontros programados com os colegas e, portanto, com outras idéias e outras experiências me deram pistas sobre a importância e a complexidade que é o trabalho em equipe.


Lidar com a singularidade de cada profissional, com as diferenças, com os afetos, com as expectativas e frustrações individuais, é enriquecer a minha própria existência. Mas isso só é possível se, e somente se, eu estiver disponível para ouvir o outro.


E é aqui que a “porca torce o rabo” ou que o “bicho pega”.


Sabemos que precisamos desenvolver nossa comunicação, mas nos esquecemos que comunicação é saber falar e saber ouvir. Daí que investimos apenas na primeira e a comunicação fica capenga, defeituosa, incompleta.


Saber ouvir está relacionado com abrir mão das certezas e do hábito de julgar. É descer do pedestal, é soltar as amarras, é disponibilizar-se para o outro. É acreditar, de fato, que o outro tem algo para mim.


Mas por que é tão difícil? Simplesmente porque é preciso e faz a diferença.


Não existe fórmula para resolver isso. Só existe o desejo sincero e o exercício diário na direção de melhorar a escuta. Sinto que às vezes avanço e que às vezes retrocedo. É neste processo que me desenvolvo e que amadureço. É por isso que preciso pertencer à equipe.


Ps: hoje o “Pensando a Educação Física” comemora um ano!



Nenhum comentário:

Postar um comentário