sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cultura Organizacional e Liderança

Aproveitando a passagem de um amigo pela cidade e sabendo da sua paixão por música, convidei-o para assistir a um concerto na belíssima Sala São Paulo. É impossível não se emocionar com a arquitetura do lugar e com o som que ali ecoa. Faz bem para os olhos e para os ouvidos. Tão incrível quanto isso é observar como profissionais competentíssimos se unem sob a batuta do regente para conquistar resultados que, individualmente, não alcançariam.


Daí a importância de se refletir sobre como uma organização (orquestra, escola, curso de graduação, clube, carreira) pode ou não estar orientada para os resultados e para o sucesso e qual é o papel daquele ou daquela que exercem a liderança na construção da cultura organizacional.


Em linhas gerais podemos caracterizar cultura organizacional como o conjunto de pressupostos (tradições, conhecimentos, crenças, valores) construídos coletivamente ao longo do tempo e passados uns para os outros por meio de relatos, discursos, comportamentos. É o modo de ser e fazer de uma instituição visando o enfrentamento dos desafios e o cumprimento dos objetivos.


Deste modo, são as pessoas que exercem a liderança (e não o suposto poder do cargo) que, com seus valores e convicções manifestos através de usas falas, das suas ações e intenções, mobilizam os membros de uma equipe para que estes possam envolver-se, comprometer-se e dar o melhor de si visando as metas estabelecidas. Ninguém se mobilizará se o líder não der o exemplo. Ninguém dará o melhor de si se o líder (se assim podemos chamá-lo) se contentar com menos.


Ter a certeza de que os desafios e obstáculos podem ser superados, que com coragem e persistência podemos atingir as metas e orgulhar-se por fazer melhor, é mais do que um estado de espírito. É acreditar em si e no outro.


Ps: ao término de uma semana intensa de reuniões fui brindada com esse vídeo. Valeu.


Ps2: paixão, liderança e acreditar. TED imperdível. (clique em subtitle para ler legenda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário