sexta-feira, 30 de julho de 2010

Comportamento Profissional: é preciso cultivar a carreira

“Eles precisam ter a noção clara da responsabilidade que é ser jogador profissional de futebol e, ainda mais, da seleção brasileira. A partir do momento que qualquer ato fora do nosso trabalho se refletir em um prejuízo para a seleção brasileira e para a imagem dela, a conversa será objetiva” (SporTV, 26/07/2010). Essa foi a resposta dada por Mano Menezes na primeira entrevista coletiva que concedeu como novo técnico da seleção quando perguntado sobre até que ponto a vida extracampo dos jogadores irá influenciar na convocação dos mesmos.

“Quando, de algum modo, a conduta de um jogador longe dos gramados começa a atrapalhar seu desempenho em campo e ainda mancha a imagem da instituição, isso passa a ser, sim, um problema do clube, que precisa resolvê-lo sem passar a mão na cabeça de ninguém (...). Craque tem obrigações a cumprir como qualquer profissional – não está acima do bem e do mal” (Revista Veja, 28/07/2010, p. 20). Essa foi a afirmação feita por Zico na condição de diretor executivo de futebol do Flamengo.

Do que estamos tratando aqui? De comportamento profissional, de desempenho, de imagem e de como se administra uma carreira. É preciso compreender que a maneira como as relações se estabelecem influencia os negócios da sua marca e o quanto outras marcas estão disposta ou não a se associar a ela.

Vejamos as reflexões de profissionais ligados ao mundo corporativo e estudiosos sobre o assunto.

“No mundo corporativo, as atitudes repercutem entre colegas, subordinados e clientes. Antes de contratar alguém verificamos referências com muitas pessoas e não só com antigo chefe. Uma imagem ruim no mercado certamente prejudica a contratação. Nas empresas, também é preciso pensar muito bem antes de fazer concessões a um funcionário que se destaca. Você pode motivar um e desmotivar muitos outros em volta”.

“As empresas são menos complacentes do que uma agremiação esportiva (sim, no Brasil, os times ainda não funcionam como negócio) e as notícias ruins se espalham rapidamente.”

“Reputação é uma relação entre identidade (o que sou e como me comporto) e a imagem (como os outros me percebem). E define a credibilidade, confiança e nível de comprometimento nas organizações.”

“A carreira deve ser posicionada como um produto, ou melhor, como uma marca que precisa disputar seu lugar no mercado, da mesma maneira que as empresas fazem com seus bens e serviços. A marca profissional deve estar associada à sua identidade e a seus atributos. Para transmitir sua identidade é preciso escolher um posicionamento correto, mostrando com clareza atributos. A qualidade na execução determina a excelência, mas a imagem no mercado também é um valor.”

Caríssimos, é ingenuidade imaginar que esse assunto não nos diz respeito. É preciso cultivar a carreira.

Ps: os trechos acima foram retirados da reportagem “E se Adriano trabalhasse numa empresa?” (Revista VocêSA, abril de 2010, p. 75) e pode ser acessada em http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/se-adriano-trabalhasse-numa-empresa-546375.shtml

Ps2: a entrevista de Zico (O Fla não aceita bandido) pode ser acessada em http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2175&pg=10

Ps3: a entrevista de Mano Menezes pode ser acessada em http://sportv.globo.com/videos/v/mano-sobre-a-vida-extracampo-dos-jogadores-se-atrapalhar-a-conversa-sera-objetiva/1307423/#/Futebol/Entrevistas/page/1

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