Gosto muito da ideia de que a vida é uma sucessão de ciclos que quando se completam abrem novos caminhos para que outros ciclos se iniciem. A história da Humanidade também pode ser contada por ciclos e, dependendo do recorte, podemos dar ênfase aos ciclos sociais, políticos ou econômicos.
Nos primórdios da civilização, o homem usava utensílios feitos com pedra, bronze ou ferro para garantir sua segurança e sua sobrevivência, através da agricultura. A partir do século XIX, a produção de riqueza passa a estar relacionada com a utilização de outras matérias-primas: carvão e petróleo foram usados para alimentar a produção industrial.
No final do século XX, observamos o início de um novo ciclo, baseado em outra matéria-prima e na predominância de outra atividade produtiva. Na Infoera ou Sociedade do Conhecimento a matéria-prima essencial para produzir riqueza é a informação e o conhecimento e a atividade produtiva predominante está relacionado com a prestação de serviços.
O conhecimento, como matéria-prima deste novo ciclo, tem características muito peculiares e que as diferenciam das anteriores. Diferentemente do petróleo ou do carvão, o conhecimento aumenta a medida que é utilizado (difundível), muda para melhor (substituível), é possível acessá-lo instantaneamente (transportável) e sua transferência não impede o uso pelo detentor original (compartilhável).
No que concerne a economia baseada em serviços, podemos destacar o aumento do número de pequenas e médias empresas e os principais setores desta economia são a saúde, a educação (comunidades de aprendizagem) e o entretenimento.
Antes de continuarmos vale uma sugestão e uma pergunta. Releia novamente os parágrafos acima e responda: qual é o impacto desta nova realidade na vida e nos negócios do profissional de Educação Física?
Nenhum comentário:
Postar um comentário