sexta-feira, 12 de março de 2010

Sociedade do Conhecimento e Preparação Profissional em Educação Física

Nos últimos meses tenho me dedicado a compreender, investigar e, sobretudo, a usar o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) como complemento às aulas presenciais. Este Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possui várias ferramentas e recursos com os quais é possível interagir com os diversos conteúdos da disciplina.

Através dos fóruns, do glossário, da wiki podemos construir conhecimentos colaborativamente e compartilhar mutuamente a aprendizagem. Com os vídeos do youtube e com podcasts podemos ilustrar e ampliar as discussões trazendo para a sala de aula outros olhares.

Atualmente, o acesso à informação e ao conhecimento está potencializado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e os docentes de modo geral e, em particular, os docentes universitários estão diante de um grande desafio: rever sua função e seu papel no processo ensino-aprendizagem. Aliás, para os graduandos o desafio é o mesmo.

Foi-se o tempo em que o docente era o detentor exclusivo do conhecimento e o graduando um mero ouvinte. Na Sociedade do Conhecimento e com as TIC’s, a relação entre docente-graduando deve primar pelo compromisso mútuo e pela troca de conhecimento. Deste modo, o comportamento passivo que ainda encontramos em vários graduandos dificilmente os levará a uma carreira vitoriosa. Eles precisam se tornar protagonistas de sua aprendizagem e de sua preparação profissional.

Tomar decisões, fazer escolhas, resolver problemas e enfrentar desafios fazem parte do cotidiano de qualquer profissional e será bem sucedido aquele que souber, com autonomia, buscar conhecimento e encontrar respostas (que não estão prontas). Para isso qualquer curso de graduação sério e de qualidade deve, diariamente, criar condições para que o graduando amplie sua competência de duvidar e selecionar informações.

Tornar-se profissional para o mundo do trabalho do século XXI é responsabilidade do graduando e ele não pode delegar a mais ninguém essa tarefa. Cabe ao docente universitário ser parceiro neste processo.

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