sábado, 20 de março de 2010

Professor: gestor de suas competências e de sua carreira

Nesta semana fui procurada por uma jornalista, responsável por uma revista educacional, para conceder uma entrevista cujo tema era Professor como gestor. Vejamos as principais ideias.

Poderíamos definir gestor usando o dicionário ou buscando algum livro sobre o assunto. Prefiro, neste momento, caracterizar gestor como aquele ou aquela profissional que define meta e estabelece objetivos para o seu trabalho e para sua carreira. É aquele ou aquela que, ao invés de classificar um episódio de problema, chama-o de oportunidade. O gestor ou a gestora são apaixonados pelo que fazem e são capazes de mobilizar pessoas em torno de uma tarefa.

Esse conceito se aplica à função docente, pois um professor ou uma professora são gestores de suas salas de aula. Definem metas e estabelecem objetivos de aprendizagem, mobilizam os alunos para realizarem as tarefas do cotidiano escolar. Enfrentam os episódios e tiram lições deles e são responsáveis por suas carreiras.

Infelizmente, esqueceram de avisar ao professor e à professora que, enquanto profissionais, eles são os responsáveis por suas carreiras. Delegar o planejamento da carreira ao superior imediato ou ao dono da escola é perigoso. E qualquer gestor ou gestora que não cobra dos membros de sua equipe o planejamento em suas respectivas carreiras é incompetente e não poderia estar neste lugar.

Mas nunca é tarde. Existem várias maneiras de planejar a carreira profissional, entre elas: definir suas metas, manter-se constantemente atualizado, envolver-se em projetos e cultivar sua rede de contato.

A escola, através de seus gestores, deve garantir as condições materiais e infraestrutura para que os professores e as professoras realizem seu trabalho e desenvolvam seus projetos. Costumo dizer que o gestor ou a gestora trabalham para a sua equipe de professores. Acolher e valorizar as iniciativas da equipe de professores é fundamental para criar um ambiente de trabalho prazeroso e inovador. Mas convenhamos: se um professor ou uma professora não aproveitam as oportunidades oferecidas devem ser substituídos.

O professor e a professora, como qualquer outro profissional, têm metas e objetivos para alcançar. Eles são responsáveis por isso. A coordenação pedagógica deve dar os meios para isso e avaliar o desempenho e os resultados. Deve aplaudir e comunicar o sucesso; oferecer oportunidades de aperfeiçoamento e aprimoramento para aqueles que estão dispostos a melhorar; e substituir aqueles que não se dispõem a alcançar os resultados.

Porque uma coisa é certa: fazer parte de uma equipe vitoriosa faz bem.

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