sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Gestão da Carreira em Educação Física: responsabilidade profissional e institucional I

Na semana passada tive o privilégio de participar, como palestrante, do XV Workshop das Escolas de Esporte promovido pelo Grupo de Coordenadores das Escolas de Esporte de São Paulo. Esse evento congrega profissionais e estagiários de Educação Física dos clubes e das escolas de esporte paulistanas, além de estudantes.

Consciente da responsabilidade, parti do pressuposto de que é exageradamente pretensioso julgar que se pode dizer a um adulto o que ele deve fazer da sua vida, embora seja razoavelmente maduro acreditar que cada um é responsável pelas suas escolhas. Desta forma, pareceu-me honesto compartilhar com colegas aquilo que acredito e como conduzo a minha vida profissional.

Fazendo uma radiografia singela do mundo de trabalho em Educação Física, podemos observar que existem variáveis que estão dando a ele contornos próprios: impacto da tecnologia, aumento do número de prestadores de serviços (players), maior competição pelos clientes e diversidade das opções de lazer.

Ainda que esse cenário não seja novo e venha impactando, há algum tempo, a maneira como nos relacionamos com o mercado e com os clientes, nós continuamos sofrendo com ele devido ao modo como nos posicionamos frente à nossa carreira. Isso significa que, necessária e urgentemente, precisamos promover uma mudança no nosso comportamento e, isso só será possível, se a nossa forma de pensar mudar.

Mudança de mentalidade. “É mais fácil ganhar a Maratona de São Paulo”, comentou um colega. Pois é, também exige dedicação, perseverança e treinamento. Mas, sabemos que, a despeito do clichê, nada que seja valioso é fácil de conquistar.

É hora de abandonarmos a lógica de empregado/empregador e estabelecer com a instituição uma parceira de negócio. Para isso vale perguntar:
  • É estratégico para a minha marca estar associada à marca da instituição na qual trabalho?
  • A marca da instituição na qual trabalho agrega valor à minha marca?
  • É estratégico para a marca da instituição na qual trabalho estar associada à minha marca?
  • A minha marca agrega valor à marca da instituição na qual trabalho?

Ps: os slides estão publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário