sexta-feira, 8 de junho de 2012

Formação Inicial em Educação Física e a Intervenção Profissional no contexto da gestão: comportar-se como um eterno aprendiz IV


Considerações Finais

As possibilidades e a abrangência da intervenção do profissional de Educação Física estão sendo ampliadas constantemente e o mundo do trabalho tem exigido profissionais cada vez mais capacitados e dispostos a aprender permanentemente.

A formação inicial precisa ser encarada com uma etapa para adquirir os conhecimentos básicos para o exercício da profissão, mas, também, como um tempo para desenvolver e aprimorar competências que possam ser mobilizadas quando necessário.

Considerando a formação inicial e a intervenção no contexto da gestão é estratégico aproveitar os 3 ou 4 anos da graduação participando, ativamente, das atividades de ensino, pesquisa e extensão visando o desenvolvimento e o aprimoramento das competências ligadas à gestão.



Referências

BASTOS, F. C. et al. Perfil do administrador esportivo de clubes sócioculturais e esportivos de São Paulo.  Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 13-22, jan./abr. 2006.

BASTOS, F. C. Administração Esportiva: área de estudo, pesquisa e perspectivas no Brasil. Motrivivência, Florianópolis, v. 15, n. 20-21, p. 1-9, mar./dez, 2003.

CONFEF. RESOLUÇÃO CONFEF nº 046/2002. Dispõe sobre a intervenção do profissional de Educação Física e respectivas competências e define os seus campos de atuação profissional. Disponível em: http://www.confef.org.br/extra/resolucoes/conteudo.asp?cd_resol=82. Acesso em: 16 fev 2012.

Mocsányi, V.; BASTOS, F. C. Gestão de pessoas na administração esportiva: considerações sobre os principais processos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 4, n 4, p. 55-69, set./dez. 2005.

VERENGUER, R. C. G. Universidade corporativa em Educação Física: gestão de pessoas e do conhecimento II. Disponível em: http://pensandoaeducacaofisica.blogspot.com/2011/06/universidade-corporativa-em-educacao.html. Acesso em: 15 fev 2012.

_______. Gestão da carreira em Educação Física III: responsabilidade profissional e institucional. Disponível em: http://pensandoaeducacaofisica.blogspot.com/2010_09_01_archive.html. Acesso em: 16 fev 2012.


Um comentário:

  1. Olá professora. Parabéns pelo seu blog. Já pensou em apresentar sua experiência com ele em nosso evento. Fica o convite: http://www.hipertexto2012.com.br/

    ResponderExcluir