Considerando a
diversidade dos subtemas que compõem a temática sobre formação inicial e
intervenção profissional em Educação Física, nos encontramos diante de um
desafio que, até pouco tempo atrás, tinha pouco destaque e, a não ser em
colóquios específicos, não correspondia às demandas acadêmicas. A proposta de
discutir a temática no contexto da gestão é importante na exata medida em que
começamos a reconhecer a complexidade da área.
A mudança neste
quadro reflete a mudança do próprio mundo do trabalho no qual os profissionais
estão inseridos e, por essa razão, são estimulados a ampliar suas competências
para além do que, tradicionalmente, se considerava ser a intervenção típica do
profissional de Educação Física.
É importante registrar, ainda, que o subtema Educação Física e Intervenção Profissional
no Contexto da Gestão possui um respaldo acadêmico, por se caracterizar
como uma área de estudo que responde pela produção de conhecimento e pela
formação profissional (BASTOS, 2003). Outrossim, não podemos ignorar que a
regulamentação da profissão, datada de 1998, acelera o processo de discussão
sobre a abrangência da intervenção, sistematizando e regulando, inclusive, a
especificidade da gestão. O resultado deste processo dá origem à Resolução
CONFEF nº 046/2002 (CONFEF, 2002) que, ao dispor sobre a
intervenção do profissional de Educação Física e definir os campos de atuação,
esclarece os objetivos no que tange à gestão:
Diagnosticar, identificar, planejar, organizar, supervisionar,
coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, ministrar,
desenvolver, prescrever, prestar consultoria, orientar, avaliar e aplicar
métodos e técnicas de avaliação na organização, administração e/ou
gerenciamento de instituições, entidades, órgãos e pessoas jurídicas cujas
atividades fins sejam atividades físicas e/ou desportivas (Confef, 2002, p.1).
Por fim, na esperança
de poder responder à pergunta definimos os objetivos que se seguem: a) discutir
a intervenção profissional em Educação Física no contexto da gestão; e b) caracterizar como a formação inicial pode contribuir
para desenvolver competências para a gestão.
(*) Capítulo
originalmente publicado em livro conforme a seguinte referência:
VERENGUER, R.C.G. Formação Inicial em Educação Física e a
Intervenção Profissional no contexto da gestão: comportar-se como um eterno
aprendiz. In: NASCIMENTO, J.V. & FARIAS, G.O. (Orgs.) Construção da Identidade Profissional em
Educação Física. Florianópolis, Ed. da UDESC, 2012.
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