sexta-feira, 18 de maio de 2012

Formação Inicial em Educação Física e a Intervenção Profissional no contexto da gestão: comportar-se como um eterno aprendiz I (*)

Introdução

Considerando a diversidade dos subtemas que compõem a temática sobre formação inicial e intervenção profissional em Educação Física, nos encontramos diante de um desafio que, até pouco tempo atrás, tinha pouco destaque e, a não ser em colóquios específicos, não correspondia às demandas acadêmicas. A proposta de discutir a temática no contexto da gestão é importante na exata medida em que começamos a reconhecer a complexidade da área.
A mudança neste quadro reflete a mudança do próprio mundo do trabalho no qual os profissionais estão inseridos e, por essa razão, são estimulados a ampliar suas competências para além do que, tradicionalmente, se considerava ser a intervenção típica do profissional de Educação Física.

É importante registrar, ainda, que o subtema Educação Física e Intervenção Profissional no Contexto da Gestão possui um respaldo acadêmico, por se caracterizar como uma área de estudo que responde pela produção de conhecimento e pela formação profissional (BASTOS, 2003). Outrossim, não podemos ignorar que a regulamentação da profissão, datada de 1998, acelera o processo de discussão sobre a abrangência da intervenção, sistematizando e regulando, inclusive, a especificidade da gestão. O resultado deste processo dá origem à Resolução CONFEF nº 046/2002 (CONFEF, 2002) que, ao dispor sobre a intervenção do profissional de Educação Física e definir os campos de atuação, esclarece os objetivos no que tange à gestão:

Diagnosticar, identificar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, prestar consultoria, orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de avaliação na organização, administração e/ou gerenciamento de instituições, entidades, órgãos e pessoas jurídicas cujas atividades fins sejam atividades físicas e/ou desportivas (Confef, 2002, p.1).

 Conscientes dos vários caminhos que podem ser trilhados visando a discussão do subtema Formação Inicial e Intervenção Profissional no Contexto da Gestão, optamos por discuti-lo a partir da seguinte pergunta norteadora: como a formação inicial pode desenvolver e/ou aprimorar as competências próprias para a gestão em Educação Física?

Por fim, na esperança de poder responder à pergunta definimos os objetivos que se seguem: a) discutir a intervenção profissional em Educação Física no contexto da gestão; e b) caracterizar como a formação inicial pode contribuir para desenvolver competências para a gestão.

(*) Capítulo originalmente publicado em livro conforme a seguinte referência:

VERENGUER, R.C.G. Formação Inicial em Educação Física e a Intervenção Profissional no contexto da gestão: comportar-se como um eterno aprendiz. In: NASCIMENTO, J.V. & FARIAS, G.O. (Orgs.) Construção da Identidade Profissional em Educação Física. Florianópolis, Ed. da UDESC, 2012.

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